Secretaria de Planejamento e Finanças presta contas

Publicado em: 30/01/2020 12:53 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

A audiência pública é uma das formas de participação e de controle popular da administração pública. Ela propicia a troca de informações entre o administrador e a população, tornando mais transparente a gestão pública.

De acordo com informações da Secretaria de Planejamento e Finanças de Guia Lopes da Laguna - MS, o município fechou o ano de 2019 no azul. No ano, a Prefeitura arrecadou um total de R$ 35.123.402,71 e registrou uma despesa de uma despesa total de R$ 34.498.851,04, com despesas mensal de R$ 2.874.904,25. O Município fecha o exercício, com superávit de R$ 624.551,67. Os dados foram apresentados em audiência pública realizada nesta quinta-feira (30/01) na Câmara Municipal de Guia Lopes da Laguna.

O titular da pasta Camilo Barbosa Soares Junior, destacou que as áreas às quais foi destinado maior volume de recursos foram Educação e Saúde, responsáveis por 27,26% e 25,36%, respectivamente, do Orçamento Municipal no ano passado. A exigência constitucional é de que o investimento mínimo seja de 25% para Educação e 15% na Saúde, portanto o valor foi acima do teto determinado por Lei.

Folha de Pagamento dentro do limite

Tema recorrente nos debates envolvendo o Orçamento no ano passado, os gastos do Executivo com a folha de pagamento dos servidores voltaram à pauta. De acordo com o secretário, a despesas em 2019 com a folha de pessoal teve o índice registrado de 48,47% do Orçamento comprometido com despesas de pessoal,. “Isso não nos deixa numa zona confortável. É um índice que ainda demanda muita atenção da gestão com gasto de pessoal”, salientou Camilo.

Participaram da audiência o prefeito Jair Scapini, os vereadores Presidente Gilberto Ferreira de Souza e Ronaldo Pereira Brunet.