Guia Lopes da Laguna é contemplado no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal.

 

Publicado em: 03/02/2021 12:48 | Fonte/Agência: SEMAS

Whatsapp

 

O município de Guia Lopes da Laguna foi um dos 12 municípios do Estado do Mato Grosso do Sul contemplados com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade de compra com doação simultânea, desenvolvido pelo Ministério da Cidadania do Governo Federal.

Em Guia Lopes, a responsável pelo PAA é a Nutricionista Maria Tainara Soares Carneiro e, tem como parceria, a AGRAER (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), por meio do Técnico Agrícola Orides Lopes Soares, o qual fornece o apoio para a busca e adesão dos agricultores familiares ao Programa.

Portanto, o governo federal irá comprar R$ 6,5 mil reais em alimentos de 20 agricultores familiares já cadastrados em 2020, e doar para entidades vinculadas a Secretaria de Assistência Social do município, sendo: o Asilo, a APAE, a Casa da garota, o CRAS e o CREAS. Em Janeiro/2021 os produtores assinaram o Termo de Compromisso e estão aguardando a chegada do cartão bancário para iniciarem as entregas de seus produtos. O PAA tem vigência ao longo desse ano de 2021.

Ideologia do programa

O PAA, por meio da modalidade Compra com Doação Simultânea, atua em duas frentes: ao comprar o alimento diretamente do pequeno agricultor, valoriza e estimula a atividade da agricultura familiar, fortalecendo esse segmento e incentiva a organização desses trabalhadores em cooperativas ou associações.

Os alimentos adquiridos são doados às entidades da rede socioassistencial (tais como: Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros POP), equipamentos que ofertem o serviço de acolhimento e entidades de assistência social), aos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional (restaurantes populares, cozinhas comunitárias e bancos de alimentos) e, à rede pública e filantrópica de ensino. (Fonte: Priscilla Peres - comunicação Semagro).


Imagens