Bandeira

A BANDEIRA DO MUNICÍPIO DE GUIA LOPES DA LAGUNA

Alguns momentos do uso da Bandeira Municipal:

•Hasteamento em repartições públicas e privada, prefeitura, câmara de vereadores, escolas, abertura de solenidades cívicas, culturais, esportivas, políticas. Dias de luto ou festa municipal.

•O hasteamento da Bandeira Municipal poderá ser acompanhada das Bandeiras do Estado e do Brasil.

•Quanto à disposição da Bandeira Municipal em relação ao hasteamento de outras bandeiras: quando três mastros, o do centro, a Bandeira do Brasil; à direita a Bandeira do Estado de Mato Grosso do Sul e a Esquerda a Bandeira do Município de Guia Lopes da Laguna.

Quanto ao significado da Bandeira de Guia Lopes da Laguna, encontramos o seguinte texto:


Prof. Arcinóe Antônio Peixoto de Faria, da Enciclopédia Heráldica Municipalista, e que assim se descreve: "esquartelada em faixa, sendo os quartéis de azul, constituídos por três faixas horizontais amarelas, carregadas de sobre faixas vermelhas, que partem de um triângulo lateral esquerdo amarelo, onde o Brasão Municipal é aplicado, tendo o triângulo por base à própria tralha da Bandeira".

O estilo da bandeira obedece à tradição da heráldica1 portuguesa, da qual herdamos os cânones e regras, com direito a opção pelos estilos terciado2, esquartelado3, sextavado4 ou oitavado5, onde o Brasão é aplicado, tendo por cores as mesmas constantes do campo do escudo6.

O Brasão constante na Bandeira simboliza o Governo Municipal e o flanco7 quartel8 triangular amarelo, onde é aplicado, representa a própria cidade sede do Município; as faixas que partem desse flanco quartel, dividindo o campo da Bandeira em quartéis assim constituídos representam as propriedades rurais existentes no mesmo.

1) Heráldica, Arte e ciência do brasão. 2. Conjunto dos emblemas de brasão.
2) Terciado, heráldica, dividido em três partes (escudo).
3) Esquartelados, heráldica, dividir um escudo em quartéis e em cruz.
4) Sextavados, que tem seis ângulos; hexagonal; que tem seis faces; hexaédrico.
5) Oitavados, que tem oito faces, ou quinas; octogonal.
6) Escudo, Heráldica - O fundo ou campo sobre que se representam às figuras das armas nobiliárias ou das armas peculiares a cada nação, estado ou município.
7) Flanco, parte lateral.
8) quartel, quarta parte de um todo.

 


Imagens