Hino

HINO DO MUNICÍPIO DE GUIA LOPES DA LAGUNA

 

A Regulamentação do Hino Municipal obedecerá em princípio a presente Lei e o prescrito no Decreto Lei n.º 4.545 de 31 de julho de 1.942, com relação ao Hino Nacional.

O Hino de Guia Lopes da Laguna, Estado de Mato Grosso do Sul, foi oficializado pelo Decreto Municipal nº 408 de 1985, na Administração do Prefeito Municipal José Rosalvo Fraga dos Santos. A Letra e a Música de Nelson Biasoli e arranjos e Orquestração do Maestro Breno Silva. A interpretação Musical foi feita pelo Coral D’ORO com o acompanhamento da Banda Marcial de São Paulo.

1ª estrofe

Berço amado, por Deus abençoado
No passado de muitas Bandeiras
Ao som dos clarins37 e o rufar38 dos tambores
Era a retirada gloriosa sem temores.

2ª estrofe

Cantando em versos e poemas
Uma herança honrosa de imenso cabedal
Num laurel39, qual um diadema40
Do teu guia, forte e imortal.

3ª estrofe

Seguido por todos...
Desde o palácio, à casa modesta
Os patriotas moveram sem tardança
Uma zaguaia41, um sabre42, um bacamarte43, uma lança44.

4ª estrofe

Tão heróica, foi a avançada
Suplantando até a fúria irada
Assim, Lopes45 entrou para a História do Brasil
Num grito de vitória de um povo varonil46.

5ª estrofe

Página bela, gente valente
Terra bendita do Mato Grosso do Sul
Caminha para frente buscando o progresso
Olhando o horizonte deste imenso céu azul.

6ª estrofe

No presente teu filho apanha o bastão47
E constrói esta cidade de heroísmo e fortuna
Numa epopeia48 de paz, se ergueu
GUIA LOPES DA LAGUNA.

Legenda das Notas de Referencias

37 Clarins, Instrumento parecido com a corneta, de som agudo e claro.
38 Rufar, som cadenciado, seco ou tremido, produzido por baqueta sobre a pele densa do tambor, do bombo, da caixa do tarol e outros instrumentos de percussão.
39 Laurel, Láurea. Galardão, prêmio. Homenagem, elogio, louvor.
40 Diadema, ornato com que os reis e as rainhas cingiam a cabeça. Coroa.
41 Zagaia, o mesmo que azagaia. Lança curta e fina usada como arma de arremesso.
42 Sabre, Arma branca, reta ou curva, que corta apenas de um lado. Espada curta.
43 Bacamarte, arma de fogo de cano curto, alargado na boca.
44 Lança, arma ofensiva de arremesso, composta de uma haste com uma lâmina pontiaguda na extremidade.
45 Lopes, José Francisco Lopes, o Guia Lopes.
46 Varonil, relativo a, ou próprio de varão, de homem viril, forte, rijo, heróico.
47 Bastão, bordão. Vara de pau que se traz para servir de apoio ou de arma. Grande bengala. Insígnia de comando militar, usada pelos marechais do exército.
48 Epopéia, poema que narra ações grandiosas.

Entendendo um pouco do Hino de Guia Lopes da Laguna

A letra do hino de Guia Lopes da Laguna o seu autor escreve sobre a epopéia da Guerra do Paraguai, da invasão de Mato Grosso, a resistência, a retirada da Laguna e a presença de José Francisco Lopes, neste contexto.

Na primeira estrofe:

Berço amado, por Deus abençoado – Todas a terras, todos os espaços do nosso município possui uma natureza rica em fauna, flora, recursos hídricos e o próprio solo para produção agrícola e criação de gado. Nossa terra é o nosso berço, onde moramos e onde muitos nasceram. Possuirmos uma um local para morar é uma benção divina. No passado de muitas Bandeiras – Ainda que a cidade e município de Guia Lopes da Laguna sejam jovens, entretanto, desde a Segunda metade do século XIX já está incorporada a História do Brasil, através da Colônia Militar, confronto de guerra, instalação de fazenda: Jardim, estiva, desbarrancado. Ao som dos clarins e o rufar dos tambores - Instrumentos musicais que através das suas vibrações sonoras emitem mensagens, de alegria ou de tristeza, de paz ou de guerra, de esperança ou desespero, de avanço ou recuo, de alerta. Instrumentos de cadência das bandas ou fanfarras que acompanhavam as tropas militares, no exercício da paz ou da guerra. Era a retirada gloriosa sem temores - No episódio da Retirada da Laguna, das tropas brasileiras que haviam avançado em direção ao Paraguai pela região de Bela Vista, depois de retomada as terras brasileiras ocupadas pela invasão paraguaia, foram obrigados a recuar, para não morrem devida à escassez de alimentos.

Na Segunda estrofe:

Cantando em versos e poemas - Uma herança honrosa de imenso cabedal - Num laurel, qual um diadema – Do teu Guia, forte e imortal – Esta estrofe faz uma homenagem a José Francisco Lopes, morador da Fazenda Jardim, que acompanhou as tropas brasileira, desde Paranaíba até sua morte, incorporado no Batalhão de Voluntários da Pátria. José Francisco Lopes, conhecedor dos caminhos em nossa região, ajudou a guiar as tropas brasileiras até a região do Paraguai e a própria retirada, conduzindo na volta por outro caminho, ao invés da Colônia Militar de Miranda, seguiu o do rio Prata até chegar à sede da sua fazenda, a margem direita do Miranda.

A terceira estrofe:

Seguido por todos... – Desde o palácio, à casa modesta – Os patriotas moveram sem tardanças – uma zagaia, um sabre, um bacamarte, uma lança - A estrofe refere-se a José Francisco Lopes, cognominado de Guia Lopes, entre as Forças Militares, foi quem guiou as forças em Retirada entre as picadas50 da região de Bela Vista, rumo Norte, atravessando o Rio Prata e chegando ao Rio Miranda, onde localizava a sua propriedade, Fazenda ou Estância do Jardim. Do militar graduado aos Praças Voluntários da Pátria, conduzindo as suas armas, todos acompanharam Lopes. Lopes, que depois de certa altura da viagem, tomada pela infecção do Bacilo da Cólera, não mais possuía forças para caminhar, sendo então carregado por outros companheiros e que por vezes, quando solicitado quanto à direção, com esforço, levantava a cabeça, retirando do seu rosto o chapéu que o protegia dos raios solares e conferia se o caminho estava correto.

Legenda de Notas de Referencias

50 Trilha, atalho, passagem, caminho improvisado pelo mato

A quarta estrofe:

Tão heróica, foi à avançada - Suplantando até fúria irada - Assim, Lopes entrou para a História do Brasil - Num grito de vitória de um povo varonil. O episódio da Retirada da Laguna demonstra o quanto foi cheio de provações e privações para as tropas brasileiras e para o Guia Lopes, chuvas, queimadas, fumaças, confronto com os paraguaios, a escassez de alimentos, o cansaço, debilitação orgânica, por fim a peste que dizimava e aterrorizava a todos os que ainda não estavam doentes. Os doentes viam a morte nas proximidades. Os sãos, lutar para resistir a tudo, daí o hino tratar de heróica, de coragem, de moral para enfrentar tantas fúrias, o nosso Guia Lopes, entrou para a História Nacional, não somente pelas referências de Visconde de Taunay, mas, por ser um Bandeirante conhecedor da região, da topografia do relevo, da constituição dos rios e dos caminhos já trilhados. Lopes, e tantos outros, morreram segundo o corpo físico, mas imortalizou-se na história para que a paz fosse restabelecida. A luta e a vitória foi esforço de todos, Lopes, com sua vida, ofereceu-se voluntariamente em sacrifício dando a sua contribuição.

A quinta estrofe:

Página bela, gente valente - Terra bendita de Mato Grosso do Sul - Caminha para frente buscando o progresso - Olhando este horizonte deste imenso céu azul. Nesta estrofe convoca o povo lagunense, crianças, jovens, todos para acreditarem, lutarem pelo progresso não só econômico, mas, também social educacional, espiritual. Construirmos a paz em nossas famílias, nos grupos sociais. Unindo os nossos esforços acima dos interesses pessoais, políticos, tal fez os primeiros moradores, uniram-se para formar o povoado, unamo-nos para construirmos o orgulho de sermos território sul mato-grossense, de sermos berço de muitas histórias.

A sexta estrofe do Hino à Guia Lopes da Laguna:

No presente teu filho apanha o bastão - E constrói esta cidade de heroísmo e fortuna - Numa epopéia de paz, se ergueu - GUIA LOPES DA LAGUNA. O bastão representa a insígnia do progresso, da cultura, do trabalho, da justiça social, da paz, da fraternidade, da esperança de que todos os filhos ou não desta terra, deste município devem lutar pelo bem geral de todos. Acreditar no potencial das suas terras, dos seus rios, das suas matas, do seu povo para superar o pessimismo de que Guia Lopes da Laguna, foi a cidade do “Já teve”.

A letra e a música são uma exaltação ao patrimônio cultural e histórico, sendo o povo lagunense de nascimento ou de coração a sua maior riqueza51.

Legenda de Notas de Referencias

51 A interpretação dada ao Hino Municipal de Guia Lopes da Laguna transcrita nas linhas acima, foi por mim, José Vicente Dalmolin sintetizada, de acordo com as leituras históricas que tenho realizada durante as pesquisas e estudos.

Histórico do Hino Municipal de Guia Lopes da Laguna

O Encontro


Neste espaço tentarei contar um pouco da História da origem do Hino do Município de Guia Lopes da Laguna e quem foi o seu compositor, Nelson Biasoli52.

Assim, aconteceu: Era festa de São José, no ano de 1985. José Rosalvo Fraga dos Santos administrava o Município de Guia Lopes da Laguna (31 de Janeiro de 1983 a 31 de Janeiro de 1989) como Prefeito Municipal, estava presente a festa. Percebeu a presença de um senhor, meia idade, presente. Procurou conversar. O Senhor, visitante, apresentou-se como Nelson Biasoli, residente na cidade Paulista de Tambaú. Rosalvo, apresentou-se como Prefeito Municipal e convidou o ilustre visitante para sentarem juntos à mesa, onde conversaram... comeram e beberam.

O visitante, Biasoli, informou que estava em passeio e estudo aos locais históricos da epopéia da Guerra do Paraguai e Retirada da Laguna. Estudioso e apaixonado patriota pela História Nacional.

Rosalvo, anfitrião, levou a conhecer a cidade de Guia Lopes da Laguna, Cemitério dos Heróis da Retirada da Laguna, descendentes do Guia Lopes, entre eles, o senhor Renato Francisco Lopes. Não deixaram de apreciar uma boa pescaria, que nesta época, ainda era abundante entre os rios Santo Antonio e Miranda.

Conversando, Biasoli propôs a criação do Hino Municipal de Guia Lopes da Laguna, o que veio de encontro aos anseios de Rosalvo.
Biasoli, retornou para São Paulo, Tambaú.

Depois de alguns dias, Rosalvo não esperava, apareceu Biasoli. Apresentou o Hino Municipal de Guia Lopes da Laguna, trazendo junto mais de cem discos LPs. Discos estes que foram distribuídos pelas instituições educacionais, autoridades do município e do Estado.

Diga-se de passagem, que todo o custo com a gravação do Hino Municipal de Guia Lopes da Laguna, foram costeados pelo próprio Biasoli, sem ônus para os cofres municipais.

Biasoli, realizou diversas visitas a cidade de Guia Lopes da Laguna e na região, durante o mandato de Rosalvo53. Rosalvo, à convite, visitou os familiares do autor do Hino na cidade de Tambaú.

Segundo Rosalvo, Biasoli, apesar de todas as suas titulações, e capitais na cidade paulista, era um homem simples, humilde, bom, não se envaidecia com suas conquistas… Entretanto, era um brasileiro, descendente de imigrantes italianos, de uma têmpera patriótica, disciplina austera, postura militar. Quando chegou com as cópias do Hino, apresentou também a minuta da lei que foi aprovada pela Câmara de Vereadores, cujo teor apresentado nos artigos transpostos nas linhas abaixo, especialmente no seu artigo 4º estabelece uma punição severa aos infratores e estabelece competências as autoridades para aplicá-la.

A leitura da Lei que estabeleceu oficialmente o Hino Municipal de Guia Lopes da Laguna, é possível perceber o seus ideal filosófico, cívico, patriótico e histórico.

Conta, Rosalvo, em um episódio, cuja solenidade era realizada na cidade de Bonito, a abertura fazia-se com o Hino Nacional, Biasoli, percebendo que haviam muitos fazendeiros e outros, que durante a execução do Hino, mantinham-se com seus chapéus na cabeça, mandou interromper o Hino Nacional, ainda na primeira parte, tomou o microfone e aplicou uma lição de civismo e patriotismo quanto a postura diante do símbolo nacional. Aos poucos, cada um foi retirando o seu chapéu da cabeça. Então, ordenou, que se reiniciasse o cerimonial de abertura com o canto do Hino Pátrio.

Foi também nesta época, em que o então Prefeito Municipal da cidade de Jardim, José Vicente Sanctis Pires, sabendo da beleza do Hino Municipal de Guia Lopes, desejando saber quem foi o compositor, logo, foi apresentado por Rosalvo, e deste encontro, resultou a autoria do Hino Municipal da Cidade de Jardim, por Biasoli.


As explicações de Nelson Biasoli sobre a interpretação do Hino Municipal de Guia Lopes da Laguna54

Musica vibrante, quanto vibrante foi a retirada.

Na própria letra da música, fizemos a distinção de um passado de guerras, de peste, de ira, mas de invulgar heroísmo, sendo pois o berço amado e abençoado por Deus.

São antigas as raízes que veio originar o município de Guia Lopes da Laguna.

Seu nome de seve a uma dupla homenagem prestada tanto para seu pioneiro fundador José Francisco Lopes, que ficou conhecido no período da Guerra do Paraguai, por ter servido de guia ao Exército do General Carlos Camisão.

Sendo cantado em versos, prosas e poemas, o teu guia forte e imortal, seguido desde ricos e pobres, de todos os credos e raças. O patriotas moveram as suas armas, fazendo Lopes entrar para a História do Brasil, com esta belíssima e formidável página.

O mesmo José Francisco Lopes, mais na pessoa de seu filho, com mesmo heroísmo, e ardor, mas com paz no coração, eleva o nome do seu pai, fundando a cidade de Guia Lopes da Laguna.

Orgulho do Mato Grosso do Sul, que:

“Planta a semente da felicidade e semeia a planta do amor”.

Teor da Lei que criou o Hino Municipal de Guia Lopes da Laguna

Lei Nº

DISPÕEM - Sobre a Instituição do HINO OFICIAL DE GUIA LOPES DA LAGUNA e da outras Providências:

JOSÉ ROSALVO FRAGA DOS SANTOS, Prefeito Municipal de Guia Lopes da Laguna, Estado de Mato Grosso do Sul, usando de suas atribuições legais, sanciona e promulga a seguinte Lei:

Artigo 1º - Fica instituído o HINO OFICIAL DO DE GUIA LOPES DA LAGUNA, cuja música e poema de autoria de Nelson Biasoli, ficam fazendo parte integrante desta lei.

Artigo 2º - O HINO OFICIAL DE GUIA LOPES DA LAGUNA, poderá ser executado em todas as manifestações do sentimento cívico-patriótico, de caráter oficial ou particular, sempre com o devido respeito.

Parágrafo Único – Nas cerimônias em que se tenha de executar um Hino Oficial de outro Município, este deve preceder o Hino Municipal.

Artigo 3º - Durante a execução do HINO OFICIAL DE GUIA LOPES DA LAGUNA, todos devem tomar atitude de respeito, de pé e em silêncio, os civis com cabeça descoberta e os militares em continência, segundo os regulamentos das respectivas corporações.

Artigo 4º - A violação de qualquer dispositivo da presente lei, sujeita o infrator a multa de 1 (hum) a 10 (dez) vezes o maior salário mínimo em vigor, elevada em dobro nos casos de reincidências, além de outras penalidade da legislação em vigor no País, pertinente ao assunto.

Parágrafo Único – Qualquer autoridade municipal ou funcionário municipal, investido em função de direção, poderá impor o infrator a multa de que trata este artigo.

Artigo 5º - O Hino Oficial do Município de Guia Lopes da Laguna, obedecerá, no que couber, o cerimonial do Hino Nacional Brasileiro.

Artigo 6º - As despesas decorrentes da execução desta lei correrão por conta de verba própria orçamentária, suplementaria se necessário.

Artigo 7º - Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogando as disposições em contrário.

Prefeitura Municipal de Guia Lopes da Laguna.

José Rosalvo Fraga dos Santos
Prefeito Municipal.


Legenda das Notas de Referencias

52 Informações coletas por mim em entrevista com o então prefeito municipal na época, Senhor José Rosalvo Fraga dos Santos em Abril de 2004.
53 Até o presente, não temos tido mais notícias de Biasoli, abril de 2004.
54 Documento do Arquivo do ex-prefeito José Rosalvo Fraga dos Santos.