Brasão

BRASÃO DO MUNICÍPIO DE GUIA LOPES DA LAGUNA

O Brasão, também recebe a denominação de Armas Municipais. Em heráldica é conceituado por um conjunto de insígnias, ou seja, sinal distintivo, emblema. Estandarte, divisas, figuras que compõe o escudo de armas de um país, de um estado ou de um município.

O símbolo do Brasão é usado pelo poder público municipal principalmente no timbre de documentos oficiais, da Prefeitura Municipal e das respectivas Secretarias ou departamentos. Também é utilizado pelo poder legislativo municipal, colocado no timbre dos documentos oficiais da Câmara Municipal de Vereadores.

Podendo ainda constar na frente dos edifícios de repartições publicas municipal, nas publicações oficiais, adesivos em carros oficiais do poder executivo e Legislativo.

Para conhecer o significado do Brasão do Município de Guia Lopes da Laguna, o qual também se encontra na constituição da Bandeira Municipal, será transcrito o texto, do qual foi recuperado durante as pesquisas.

O Brasão Municipal de GUIA LOPES DA LAGUNA, de autoria do heraldista prof. Arcinóe Antônio Peixoto de Faria, da Enciclopédia Heráldica Municipalista, assim se descreve em termos heráldicos:

"Escudo samnítico9, encimado10 pela coroa mural de seis torres, de argente11. Em campo de blau12, posta em abismo, em estrela cadente de argente carregada de um escudete de bláu com uma cruz potenta13 de argente acompanhada de três estrelas de jalde14, duas em chefe15 e uma em ponta, sobrepondo uma panóplia16 militar constituída de um canhão de jalde brocante17 de dois fuzis18 e uma espada de argente ensarilhados19, tendo à destra20 um tambor também de argente; firmados em chefe, três escudetes21, sendo o primeiro de argente com uma banda de bláu carregada de três crescentes de jalde, entre dois leões batalhantes22 de góles23; o segundo de argente com uma cruz chã24 de góles e em cada ponta três bolotas25 de sínopla26 com os casculhos27 de jalde e o terceiro de argente com um leão rompante28 de góles. Em ponta, um triplo mantel29 de jalde cortado de uma faixa ondada30 de bláu. Nos ornamentos31 exteriores, como suportes, o escudo se assenta sobre mastros de sable32 entrecruzados, ostentando bandeiras idênticas de sínopla, com um losango33 central de jalde carregado das armas do Império brasileiro; ao termo, um listel34 de góles contendo em letras argentinas o topônimo "GUIA LOPES DA LAGUNA" ladeado pelos milésimos35 "1.938" e "1.953".

O Brasão de Armas descrito tem a seguinte interpretação simbólica:

 

a) o escudo samnítico, usado para representar o brasão de armas de Guia Lopes da Laguna, foi o primeiro estilo de escudo introduzido em Portugal por influência francesa, herdado pela heráldica brasileira como evocativo da raça colonizadora e principal formadora da nossa nacionalidade:

b) a coroa mural que o sobrepõe é o símbolo universal dos brasões de domínio que, sendo de argente (prata), de seis torres, das quais apenas quatro são visíveis em perspectiva no desenho, classifica a cidade representada na Terceira Grandeza, ou seja, sede do Município;

c) a cor bláu (azul) do campo do escudo simboliza em heráldica a justiça, nobreza, perseverança, zelo e lealdade;

d) em abismo (centro ou coração do escudo) a estrela cadente de argente (prata) carregada do escudete com as armas da Família Lopes, vem a se constituir no parlantismo36 do Brasão, evocando a figura de José Francisco Lopes, o Guia Lopes, em cuja homenagem à cidade adota o topônimo; a panóplia militar constituída pelo canhão de jalde (ouro), os fuzis e a espada de argente (prata) ensarilhados e o tambor, tende a rememorar a campanha da Guerra do Paraguai, notadamente o episódio da Retirada da Laguna, em que se destacou o Guia Lopes conduzindo as forças brasileiras em uma retirada estratégica, evitando que fossem massacradas pelo inimigo superior em armas e em efetivo, dando ensejo ao reagrupamento do nosso exército;

e) o metal argente (prata) é símbolo de paz, amizade, trabalho, prosperidade, pureza, religiosidade; o jalde (ouro) simboliza a glória, esplendor, grandeza, riqueza, soberania;

f) em chefe (parte superior do escudo e ponto de honra do mesmo), os três escudetes, pela ordem, reproduzem as armarias das Famílias Barbosa, Bulhões, Lopes, Silva, em homenagem aos fundadores da cidade: Fábio Martins Barbosa, José Antônio de Bulhões, Pery José da Silva, José Francisco Lopes e tantos outros.

g) a cor góles (vermelha) que coincidentemente figura na representação das peças móveis dos três escudetes, é símbolo heráldico de dedicação, amor-pátrio, audácia, intrepidez, coragem, valentia; a cor sínopla (verde) que figura nas armas dos Bulhões, é símbolo de honra, civilidade, cortesia, abundância, alegria; é a cor simbólica da esperança, porque alude aos campos verdejantes na Primavera, fazendo esperar copiosa colheita;

h) em ponta ou contra-chefe, o triplo mantel de jalde (ouro) representa a Serra de Maracajú que atravessa toda à parte leste do Município e a faixa ondada de bláu (azul) o Rio Miranda, em cujo vale ergue-se à cidade;

i) nos ornamentos exteriores, as bandeiras imperiais do Brasil é mais um a eloqüente homenagem prestada a José Francisco Lopes, o admirável "Guia Lopes", cujo amor-pátrio e fidelidade ao Pavilhão Nacional, fez com que se notabilizasse dando a própria vida em defesa de sua terra-natal; no listel de góles (vermelho), em letras argentinas (prateadas), inscreve-se o topônimo identificado "GUIA LOPES DA LAGUNA" ladeado pêlos milésimos "1.938" de sua fundação e "1.953" de sua emancipação política.

Legenda das Notas de Referencias

9 Samnítico vem de samnita, relativo a samnio, natural ou habitante desta região da antiga Itália.
10 Encimado, colocado no alto; posto em cima. Que tem alguma coisa no cimo.
11 Argente, feito de prata. Brilhante como prata. Branco como a cor da prata. Que soa como prata.
12 Blau, heráldica, diz-se da cor azul dos brasões.
13 Potenta, heráldica, Diz-se de ou cruz, cujos braços terminam em T.
14 Jalde, o mesmo que Jaine, amarelo vivo, cor de ouro.
15 Chefe, em heráldica, significa o terço superior do escudo.
16 Panóplia, escudo a que estão adaptadas, com simetria, diversas armas, sobretudo antigas; armadura completa de um cavaleiro medieval.
17 Brocante, guarnição de aço em volta dos escudos.
18 Fuzis, Arma de fogo de cano comprido usada pela infantaria.
19 Ensarilhados, dobrado em sarilho; ensarilhar armas: colocá-las de pé, apoiadas em grupo, uma nas outras.
20 Destra, do lado direito.
21 Escudete, pequeno escudo.
22 Batalhantes, que batalha, luta, esforço, combate, pra vencer.
23 Góles, cor vermelha.
24 Chã, o significado mais próximo encontrado, para a linguagem heráldica é no sentido de plana (o)
25 Bolotas, fruto do carvalho e da azinheira; obra de sirgueiro em forma de bolota.
26 Sinopla, o mesmo que sinople, em heráldica, a cor verde.
27 Casculho,
28 Rompante, rompente. Altivez. Fúria, ímpeto, impulso arrebatado.
29 Mantel, toalha de mesa ou de altar.
30 Ondada, reunião de ondas.
31 Ornamentos, adorno.
32 Sable, em heráldica, cor negra, um do esmalte do brasão.
33 Losango, quadrilátero de quatro lados iguais e ângulos opostos iguais.
34 Listel, moldura estreita e lisa que acompanha ou coroa moldura maior ou que separa as caneluras de uma canelura de uma coluna ou pilastra.
35 Milésimos, relativo a mil.

 


Imagens