PRF realiza palestra “Operação volta às aulas”

Publicado em: 07/02/2020 12:46 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

PRF realiza palestra “Operação volta às aulas”

Inspetor Suizu fala da importância da segurança dos veícilos que transportam estudantes

O principal tema abordado foi sobre as normas de transporte escolar, para a segurança das crianças e adolescentes.

Hoje (07.02), o Inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Suizu, da 5ª Delegacia Regional da Policia Federal, com sede em Guia Lopes da Laguna, realizou uma palestra sobre normas de transporte escolar em Guia Lopes da Laguna.

O encontro foi realizado pela própria PRF, na sede da Delegacia onde reuniu motoristas que trabalham no transporte dos estudantes das cidades de Guia Lopes da Laguna, Jardim, Bela Vista, Caracol, Porto Murtinho e Maracaju, região sudoeste do MS.

De Guia Lopes da Laguna, participaram o Chefe de Gabinete, Colipeu Moreno, a secretária de Educação Fátima de Deus, do Transportes Claudiana Maciel Acosta e o Diretor do Departamento de Trânsito Ademilson Pires de Lima (Kabeça) e equipe de transporte de alunos da secretaria de educação.

A Palestra teve como finalidade envolver os gestores municipais e setores envolvidos com o transporte escolar, garantindo assim a segurança das crianças e adolescentes, que usam qualquer tipo de transporte como vans, ônibus e micro-ônibus, para chegarem à escola.

O Inspetor Suizu, destacou que conforme normas, o condutor de transporte escolar deve ter ao menos 21 anos de idade, ser habilitado nas categorias D ou E, e possuir curso específico para esse tipo de serviço, realizado por instituição credenciada pelo Detran. Quanto ao veículo, além da documentação regular, o veículo deve ter, a autorização para o trânsito de transporte escolar afixada em local visível; faixa com a inscrição ‘escolar’ nas laterais e na traseira; tacógrafo; cinto de segurança em número igual à lotação do veículo e em perfeitas condições de uso; e pneus em bom estado de conservação.

O encontro foi produtivo, além da regularização e normas de circulação da condução de veículos escolares e sobre a adequação da frota, deu ênfase ao respeito às leis de trânsito para evitar os acidentes.